top of page
Foto do escritorAgita Kalorias

3 Razões Pelas Quais Deve Aliar a Nutrição à Genética


A nutrição e a genética são duas áreas da ciência que, quando combinadas, podem proporcionar benefícios significativos à saúde e bem-estar. Hoje em dia existem exames que nos permitem entender melhor como funcionam os genes e como a genética pode influenciar as necessidades nutricionais e a forma como o corpo responde a diferentes nutrientes.

Três razões pelas quais deve considerar aliar a nutrição à genética.


1. Nutrição Personalizada

Cada pessoa é única. Um plano alimentar pode ser eficaz num contexto e para uma pessoa e não ser aplicável a outra, não só devido à sua variabilidade no dia a dia como também a diferenças genéticas. Através dos testes genéticos é possível obter informações detalhadas sobre a metabolização de diferentes nutrientes.

Um exemplo prático, algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para a absorção deficiente de certas vitaminas, como a vitamina D ou B12. Ao identificar essa característica pode ajudar não só na abordagem nutricional como na suplementação cuidada. Esta personalização pode prevenir deficiências nutricionais e melhorar a saúde geral.


2. Prevenção de Doenças Crónicas

Muitas doenças crónicas, como diabetes, doenças cardíacas e hipertensão, têm uma componente genética, embora possa ser modificáveis e adiadas com a adopção de um comportamento alimentar adequado.Compreender a predisposição genética pode ajudar a tomar medidas preventivas através da nutrição e reduzir significativamente o desenvolvimento dessas doenças.


3. Melhor Desempenho e Bem-Estar

Além de prevenir doenças, aliar a nutrição e a genética pode otimizar o desempenho físico e mental.

Se o teste genético identificar que uma maior necessidade de antioxidantes devido a um maior nível de stress oxidativo, ajustar o dia alimentar para incluir alimentos ricos em antioxidantes pode melhorar o bem estar e o stress oxidativo. Da mesma forma, entender sua predisposição para a inflamação pode ajudá-lo a escolher alimentos anti-inflamatórios que melhoram o bem-estar geral.

A saúde mental também pode se beneficiar desta abordagem. Saber como o corpo reage a diferentes nutrientes pode ajudar a ajustar sua dieta para apoiar a função cognitiva, melhorar o humor e os níveis de energia. Por exemplo, alguns genes estão associados à forma como processamos nutrientes como ómega-3 e vitaminas do complexo B, que são essenciais para a saúde do cérebro.



Assim, aliar a nutrição à genética através de testes como o Mynutrigenes permite uma abordagem verdadeiramente personalizada à saúde e bem-estar.

Ao entender as suas necessidades nutricionais e predisposição genética tomará decisões informadas que beneficiam a sua saúde a longo prazo.


Entre em contacto conosco para saber mais detalhes

27 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page