4 Alimentos que devemos ter no frigorífico

O frigorífico é a forma mais inteligente que o homem inventou para conservar os alimentos conseguindo tê-los com maior tempo de prateleira.

As regras básicas quase todos sabemos: manter sempre a temperatura não acima dos 5ºC, respeitar a regra do first in, first out, organizar por prateleiras com alimentos já confecionados e os ainda frescos…

O que muitas vezes não sabemos bem são quais os alimentos fundamentais para ter no frigorífico e que nem imaginamos.



1- Borras de café

Colocar borras de café ou mesmo café em grão no frigorífico ajuda na eliminação de odores dos alimentos colocados no frio.


2- Bananas

A banana não se coloca no frigorífico porque fica preta!! Esta é uma das afirmações tradicionais da nossa cultura. Contudo este é um dos alimentos que deve ser mantido no fresco.

Antes de mais, a banana vai manter a sua conservação mais tempo caso seja refrigerada. O facto de a casca parecer ficar danificada, nada afeta a composição da fruta. Pelo contrário, alguns estudos indicam que é preferível comer a banana ainda madura por conseguir maior proveito das suas características nutricionais.


3- Sementes (Chia, linhaça…)

Por serem excelentes fontes de gordura ómega-3, estes alimentos sujeitos à luz e calor são suscetíveis de oxidação. Assim, manter em frascos na bancada este tipo de sementes não é o mais aconselhado. Refrigere-as para que mantenham as suas características intactas.


4- Nozes

Sabia que pode aumentar até 6 meses mais o tempo de duração das nozes se as refrigerar?

Para além da conservação de sabor e da textura crocante, pela presença de ácidos gordos polinsaturados e para que consiga obter os seus benefícios em pleno, deve mantê-las num local fresco e longe da luz solar.

0 visualização

Mais informações:

agitakalorias@gmail.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 por Daniela Duarte.