5 Dicas para voltar à Rotina Diária depois dos Excessos

Quase ninguém escapa a esta época de excessos. É importante saber que faz parte do equilíbrio, do dia-a-dia familiar, do convívio…




Aquilo que deve fazer neste momento é retomar as suas rotinas diárias, continuar a traçar o caminho percorrido até aqui.


1. HIDRATAÇÃO

A hidratação é fundamental para restabelecer todo o funcionamento do organismo (homeostase). Os alimentos salgados consumidos nesta altura promovem a retenção de líquidos. Por outro, lado o consumo de bebidas alcoólicas provoca desidratação. Assim, tenha um cuidado acrescido nesta fase pós-festas. Lembre-se também que muitas vezes não temos fome mas sim sede e confundimos esse aspecto. Fique atento à cor da sua urina. Quanto mais límpida mais hidratado está.

2. AGENDA SEMANAL

Tal como utiliza uma agenda para as suas rotinas no trabalho, faça-o igualmente com as refeições e hábitos de treino. É difícil retomar rotinas mas se estiverem esquematizadas no seu dia-a-dia tornar-se-á mais simples. Crie uma ementa semanal e prepare ao fim de semana as refeições para a semana.

3. AS SOBRAS

É perfeitamente natural que tenha muitas sobras destes dias. Distribua pelos familiares e amigos e evite repeti-las nesta fase, principalmente os doces. Pode também guardar em pequenas porções e congelar para consumir mais tarde.

4. SOPA ÀS REFEIÇÕES

É uma das dicas mais frequentes e recomendadas por nós, nutricionistas. Contudo, são poucos os que seguem este hábito de comer um prato de sopa ao almoço e jantar antes da refeição. No entanto, durante este mês faça um esforço e complemente o seu dia alimentar com mais sopas, legumes cozidos, saladas. Alimentos ricos em fibra que irão equilibrar os seus níveis de glicémia, deixá-lo mais saciado e ajudarão a desintoxicar.

5. CONTROLE AS HORAS A QUE COME

É muito importante que controle as horas a que come. Depois de uma época em que não teve rotinas nenhumas se não estiver atento às horas a que vai comer, mais facilmente passa 3 horas sem comer, chegando à refeição seguinte com a chamada “fome de lobo”. Espace, pelo menos, 2 horas entre cada refeição e não fique mais de 3 horas sem comer.



Caso necessite de orientações adicionais agende a sua consulta de nutrição ou aconselhamento alimentar.

Marcação aqui



#agitakalorias #nutrição #aconselhamentonutricional #healthyfood

0 visualização

Mais informações:

agitakalorias@gmail.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 por Daniela Duarte.