7 Formas de Utilizar Gengibre

O gengibre é uma das raízes mais conhecidas pelas suas características nutricionais anti-inflamatórias.

Existem muitas formas de a utilizar que parecem improváveis. Em água aromatizada, em pratos ou em smothies, são inúmeras as alternativas.



1. Água com rodelas de gengibre


Esta é uma das formas mais conhecidas. Pode parecer estranho ao início mas garanto que a água não fica picante e fica até bastante agradável.

Basta cortar duas a 3 rodelas de gengibre e colocar na água juntamente com duas rodelas de limão e folhas de hortelã.

Se servir fresco ficar maravilhoso. Pode ir bebendo ao logo do dia e é uma forma de aromatizar a água para quem não tem hábito regular de beber água.

2. Frango com gengibre


É uma das receitas que mais utilizo e a ele ainda acrescento também o açafrão.

Tempero de véspera um peito de frango com gengibre em pó, 1 colher de café, sumo de limão e 1 colher de chá de açafrão.

No dia seguinte coloco num tabuleiro e levo ao forno para assar. Fica maravilhoso. Pode também cozer previamente o frango e apenas coloca- lo no forno por 10 minutos

3. Medalhões de pescada com gengibre, alho e sésamo


Uma forma de diminuir o teor de sal na confecção. Coloque medalhões de pescada previamente descongelados num tabuleiro.

Tempere com rodelas de gengibre e dois dentes de alho. Pode ainda acrescentar 1 fio de azeite. Leve ao forno a 180ºC cerca de 15 a 20 minutos.

Coloque numa taça sementes de sésamo e outra diferente um pouco de azeite. Em seguida passe os medalhões em azeite e nas sementes. Para que fique crocante leve ao forno mais 5 minutos a cerca de 100ºC

4. Brócolos com gengibre


Uma forma diferente de cozinhar os brócolos e dar-lhes sabor.

É fácil cozinhá-los dando-lhes este sabor asiático com gengibre fresco, vinagre de arroz e alho.

Coloque numa frigideira 1 colher de sopa de óleo de coco, adicione 3 dentes de alho a murro e raspa de gengibre (o tamanho da unha). Deixe cozinhar apenas por 30 segundos a 1 minuto sem que chegue a fritar.

Adicione de seguida os brócolos e deixe suar um pouco. Cerca de dois minutos. Acrescente alecrim picado e tampe deixando cozer durante 3 minutos.

Por fim desligue o lume e deixe repousar.


5. Cenoura salteada com laranja e gengibre


Comece por tirar as cascas da cenoura, embora sem grande precisão. É na casca que encontra maior teor de fibra por isso, pode até mantê-la.

Numa frigideira anti-aderente adicione 3 cenouras cortadas ao meio com 1 colher de chá de gengibre e sumo de 1 laranja. Deixe cozinhar um pouco mas não muito.

É suposto que a cenoura fique al dente. Assim que o líquido evaporar desligue, tempere com um pouco de pimenta e orégãos e reserve para servir mais tarde.



6. Shot de pêra e gengibre


Pode ser usado entre dois pratos, peixe e carne, final da refeição ou no início caso queira preparar um bom cocktail.

Coloque a pêra com casca num tacho com canela. Deixe cozinhar durante dois minutos. Adicione raspa de gengibre, não superior a uma colher de café, raspa de laranja, 1 colher de café de mel e deixe cozinhar durante mais 3 minutos.

Por fim triture até ficar em puré. Sirva em copos pequenos.


7. Pão de abóbora e gengibre